Renegociação de Financiamento Bancário com o próprio banco
A primeira alternativa para renegociar o financiamento é a dívida com o mesmo banco que está em negociação. Em tempos de recessão econômica, muitos bancos se tornam mais flexíveis para negociar as dívidas. Alguns até viabilizam algum tipo de carência para que o débito possa ser quitado. Importante lembrar que a renegociação deve ser especificada em contrato, portanto, a validade dos termos da renegociação sobrepõem aos termos do primeiro contrato.
Outra alternativa de renegociação, ainda envolvendo o próprio banco, é renegociar o prazo do financiamento, solicitando um período maior. Dessa maneira, as parcelas terão um valor menor, mas proporcional ao saldo devedor.
Prorrogação de dívidas
Devido à pandemia causada pelo coronavírus, os principais bancos do país já confirmaram medidas de prorrogação de dívidas a seus clientes. São pessoas e empresas que não serão considerados inadimplentes caso façam isso. Em todos os bancos, entretanto, a prorrogação não é automática e o indivíduo deve entrar em contato antes para fazer a negociação.